Qual o objetivo da Investigação Confirmatória?

Qual o objetivo da Investigação Confirmatória?

Conheça sobre Qual o objetivo da Investigação Confirmatória?

Seu principal objetivo é identificar situações que permitam confirmar ou não a existência de contaminação em subsuperfície.

A sua execução envolve, basicamente, a realização de investigações em pontos estrategicamente posicionados, definidos previamente por um Plano de Investigação. Para isso, são coletadas amostras de solo, vapores do solo e água subterrânea para verificação da existência de passivos ambientais e o nível em que se encontram as concentrações, comparadas aos valores orientadores em vigência.

Se comprovada a contaminação, a área é classificada como Área Contaminada sob Investigação (ACI,) e suas informações registradas pelo órgão ambiental gerenciador, no Cadastro de Áreas Contaminadas e Reabilitadas, complementando a Relação de Áreas Contaminadas Sob Investigação.

Confira agora as principais atividades realizadas durante a investigação confirmatória e conte com a expertise da Stricto Soluções Ambientais para um Gerenciamento Ambiental de qualidade.

Etapas da Investigação Confirmatória

O primeiro passo é designar o responsável pela etapa. O responsável legal tem a prerrogativa de realizar a etapa de Investigação Confirmatória, devendo para isso, designar um responsável técnico para a sua execução.

Cabe ao órgão ambiental gerenciador avaliar o Relatório de Investigação Confirmatória apresentado pelo responsável legal, com os resultados dessa etapa, e a gestão das novas informações obtidas.

Torna-se fundamental durante a execução da Investigação Confirmatória revisar as hipóteses de liberação das substâncias químicas de interesse (SQI) a partir das fontes de contaminação primárias, atualizando o Modelo Conceitual preexistente da área.

Outra etapa importante é a verificação da possibilidade da área em avaliação ser atingida por contaminação gerada em fonte de contaminação externa, definindo um segundo modelo conceitual e propondo uma nova classificação da área avaliada.

É necessário apresentar nesta etapa a indicação dos compartimentos do meio a serem investigados, a definição da localização e profundidade dos pontos de amostragem, a indicação das SQI a serem consideradas e seus respectivos Valores de Intervenção a serem utilizados para comparação.

O plano definitivo de Investigação Confirmatória deve ser executado de acordo com o planejamento e cronograma proposto, destacando-se, entretanto, que esses podem ser alterados, em razão da obtenção de novas informações durante a sua execução.

Além de identificar os níveis de contaminação, a Investigação Confirmatória estabelece as diretrizes que levam a novos estudos que fazem parte dos processos que vão determinar as melhores soluções para recuperar a área impactada.

A Stricto Soluções Ambientais possui uma equipe capacitada para atender as necessidades do seu negócio. Entre em contato e conheça todas as nossas soluções.

ACOMPANHE AS NOSSAS REDES SOCIAIS

WhatsApp Stricto
Stricto www.strictoambiental.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×