O que você precisa saber sobre o Gerenciamento de Áreas Contaminadas Críticas

O que você precisa saber sobre o Gerenciamento de Áreas Contaminadas Críticas

Conheça sobre O que você precisa saber sobre o Gerenciamento de Áreas Contaminadas Críticas

A identificação de uma Área Contaminada Crítica é uma das situações que implica a adoção de procedimentos específicos do Gerenciamento de Áreas Contaminadas. Essa classificação ocorre em regiões em que são encontrados danos ou risco iminente à vida ou à saúde humana ou a outros bens a proteger e a ocorrência de dificuldades de natureza administrativa, jurídica ou de comunicação (com outros órgãos públicos ou com a população envolvida), prejudiciais à implementação das medidas de intervenção necessárias.

Entenda agora como é o processo realizado no Gerenciamento de Áreas Contaminadas Críticas e conte com a Stricto Soluções Ambientais para uma consultoria completa com uma equipe especializada.

Objetivo

O objetivo principal da gestão de áreas contaminadas críticas é aprimorar a coordenação entre as diferentes instituições envolvidas no processo. Com isso, é possível agilizar a tomada de decisão sobre o conjunto de medidas emergenciais e de intervenção a ser adotado para mitigar os danos ou até mesmo controlar situações de risco agudo.

Entenda o processo do Gerenciamento de Áreas Contaminadas Críticas

Tudo se inicia na indicação das regiões já classificadas como ACC pelo órgão ambiental gerenciador. Os critérios para tal classificação são baseados nas características dos riscos ou dos danos identificados, nas características dos bens a proteger presentes e nas dificuldades encontradas para o desenvolvimento das etapas do Gerenciamento de Áreas Contaminadas.

Com este início estabelecido, o Gerenciamento de Áreas Contaminadas Críticas segue para as seguintes etapas:

  • Indicação das áreas a serem classificadas como Área Contaminada Crítica (ACC): indicada pelos setores do Departamento de Áreas Contaminadas ou pelas Agências Ambientais. Deve ser realizada por meio de uma proposta de classificação da área em avaliação, de acordo com os critérios estabelecidos;
  • Execução das ações necessárias para a implementação do plano de intervenção na ACC: os resultados apresentados são avaliados pelos setores do Departamento de Áreas Contaminadas, criando um Plano de Intervenção com os riscos identificados e medidas de intervenção a serem executadas;
  • Divulgação das informações sobre as ACC: realizada por meio da Página de Áreas Contaminadas Críticas, contendo informações como razão social, endereço, coordenadas, riscos e principais problemas a serem enfrentados.

É fundamental que todo o processo seja realizado por uma equipe especializada que entenda profundamente do Gerenciamento de Áreas Contaminadas Críticas, para que a sua empresa possa realizar todo o processo de forma correta e com agilidade nas aprovações pelos órgãos competentes.

Entre em contato com a Stricto Soluções Ambientais e veja como podemos ajudar.

ACOMPANHE AS NOSSAS REDES SOCIAIS

WhatsApp Stricto
Stricto www.strictoambiental.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×