O que é Intrusão de Vapor?

O que é Intrusão de Vapor?

Conheça sobre O que é Intrusão de Vapor?

As substâncias químicas que contaminam o solo e as águas subterrâneas podem se volatilizar, ou seja, mudar para o estado gasoso e migrar através do solo em zona vadosa (zona insaturada). A Intrusão de Vapor ocorre quando esses vapores migram, adentrando ambientes, principalmente fechados, através de trincas e lacunas nos pisos, fundações e caminhos preferenciais (por exemplo, tubulação de serviços públicos, linhas de esgoto) e contaminam o ar interno. Se presentes em concentrações altas, esses vapores podem representar uma ameaça à saúde e segurança dos ocupantes do ambiente.

A Intrusão de Vapores é uma via potencial de exposição humana – uma maneira pela qual as pessoas podem entrar em contato com vapores tóxicos durante a realização de suas atividades diárias.

Algumas substâncias químicas que podem causar riscos à saúde humana pela Intrusão de Vapores são:

  • Compostos orgânicos voláteis (VOCs), como hidrocarbonetos (por exemplo, benzeno), hidrocarbonetos clorados (por exemplo, tricloroetileno (TCE), tetracloroeteno (PCE) e cloreto de vinila) e metano;
  • Alguns compostos orgânicos semivoláteis, como alguns hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs), naftaleno e bifenilas policloradas (PCBs);
  • Alguns compostos inorgânicos, como mercúrio, pesticidas e cianeto de hidrogênio;
  • Substâncias per e polifluoroalquil (PFAS).

As contribuições e interferências de background no ar interno do ambiente fechado e que não estão relacionadas à contaminação do solo ou água subterrânea podem complicar a interpretação dos resultados da amostragem de ar ambiente, de modo que linhas adicionais de evidência devem ser consideradas no momento da elaboração do Modelo Conceitual da Área e da Avaliação de Desempenho das estratégias de mitigação selecionadas. Modelos Conceituais da Área para Intrusão de Vapores são normalmente desenvolvidos e modificados ao longo do processo de investigação. Adiante, seguem alguns exemplos genéricos de cenários de Intrusão de Vapores para posterior início da elaboração de um Modelo Conceitual.

(Fonte: ITRC adaptado)

O que é Intrusão de Vapor?

(Fonte: ITRC adaptado)

Se gostou desse conteúdo, coloque o site da Stricto Soluções Ambientais nos Favoritos do navegador e venha sempre para ver novas publicações.

ACOMPANHE AS NOSSAS REDES SOCIAIS

WhatsApp Stricto
Stricto www.strictoambiental.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×