Elaboração do Primeiro Modelo Conceitual (MCA 1) e Classificação 2 (parte 1)

Elaboração do Primeiro Modelo Conceitual (MCA 1) e Classificação 2 (parte 1)

Conheça sobre Elaboração do Primeiro Modelo Conceitual (MCA 1) e Classificação 2 (parte 1)

  1. Introdução

Na etapa de Avaliação Preliminar, o primeiro modelo conceitual da área (MCA 1) é uma representação geral das hipóteses de liberação de materiais ou substâncias a partir das fontes de contaminação localizadas na Área com Potencial de Contaminação (AP) e dos caminhos de exposição que essas podem percorrer nos compartimentos do meio ambiente até atingirem os bens a proteger. Sua estruturação é feita por meio de plantas georreferenciadas, texto explicativo e tabela, capazes de demonstrar os riscos ou danos que podem ser causados aos bens a proteger, além de facilitar a definição sobre a continuidade do Gerenciamento de Áreas Contaminadas (GAC).

O MCA 1 é produto da consolidação dos resultados obtidos na etapa de Avaliação Preliminar e a sua interpretação permite indicar as porções dos compartimentos do meio ambiente representativas de serem amostradas durante a etapa de Investigação Confirmatória (ver Capítulo 6 do Manual de Gerenciamento de Áreas Contaminadas da CETESB), assim como definir os responsáveis pela sua execução.

Cabe ser lembrado que o MCA 1 é o primeiro de nove modelos conceituais possíveis de serem elaborados durante as etapas do GAC, conforme demonstra o Manual de Gerenciamento de Áreas Contaminadas da CETESB (2022).

Os resultados da etapa de Avaliação Preliminar, além de embasar a construção do MCA 1, são utilizados para a realização da Classificação 2 pelo Órgão Ambiental Gerenciador, que pode classificar a área como Área Suspeita de Contaminação (AS), ou outra classificação possível.

Nesta seção são apresentadas no item 2 as diretrizes para a construção do MCA 1 e no item 3 a metodologia para a classificação da área após a Avaliação Preliminar (Classificação 2).

Continue essa leitura na segunda parte do blog.

Fale com nossa equipe de Técnicos Especialistas para atendermos sua empresa.

ACOMPANHE AS NOSSAS REDES SOCIAIS

WhatsApp Stricto
Stricto www.strictoambiental.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×