Desativação de Empreendimentos

Desativação de Empreendimentos

Conheça sobre Desativação de Empreendimentos

Plano de Desativação de Atividades Potencialmente Geradoras de Áreas Contaminadas

No estado de São Paulo, os Responsáveis Legais por empreendimentos sujeitos ao licenciamento ambiental ou onde são ou foram desenvolvidas Atividades Potencialmente Geradoras de Áreas Contaminadas, a serem total ou parcialmente desativados ou desocupados, deverão comunicar a suspensão ou o encerramento das atividades no local à CETESB, conforme procedimento descrito a seguir:

  • Para os empreendimentos com fator de complexidade (W) maior ou igual a 4, nos termos do Anexo 5 do Decreto Estadual nº 8.468/1976, a comunicação será feita por meio de solicitação de Parecer Técnico sobre Plano de Desativação para Atividades Potencialmente Geradoras de Áreas Contaminadas. A execução da Desativação, nos empreendimentos citados, fica condicionada à aprovação prévia da CETESB do Plano de Desativação apresentado pelo Responsável Legal.
  • Para os empreendimentos com fator de complexidade (W) menor a 4, nos termos do Anexo 5 do Decreto Estadual nº 8.468/1976, a comunicação será feita por meio da apresentação do Plano de Desativação, a ser incluído no processo de licenciamento do empreendimento. A execução da Desativação, nos empreendimentos citados, não fica condicionada à aprovação prévia da CETESB do Plano de Desativação apresentado pelo Responsável Legal.
O Plano de Desativação deverá conter informações sobre:
  1. a remoção e destino de materiais:
  • a identificação das matérias-primas, insumos e produtos, com a indicação do destino final.
  • a caracterização dos resíduos e efluentes e a indicação do tratamento ou destino final.
  • a identificação e o destino final de máquinas, equipamentos e demais utilidades.
  • a caracterização e destino final dos materiais provenientes de eventuais demolições.
  1. para os empreendimentos listados no rol de Atividades Potencialmente Geradoras de Áreas Contaminadas da Resolução SMA nº 10/2017, os resultados obtidos na execução das etapas do Gerenciamento de Áreas Contaminadas:
  • a apresentação de manifestação técnica favorável da CETESB sobre os resultados da etapa de Avaliação Preliminar ou de Investigação Confirmatória, caso a área seja classificada como Área Não Contaminada (AN).
  • a apresentação de manifestação técnica favorável da CETESB sobre os resultados da etapa de Avaliação Preliminar, Investigação Confirmatória ou Investigação Detalhada, caso a área seja classificada como Área Contaminada Sob Investigação (ACI) ou Área em Processo de Monitoramento para Encerramento (AME).
  • a manifestação técnica favorável do Plano de Intervenção, caso a área seja classificada como Área Contaminada com Risco Confirmado (ACRi), Área Contaminada em Processo de Remediação (ACRe), Área Contaminada Crítica (ACC), Área Contaminada Órfã (ACO) ou Área em Processo de Monitoramento para Encerramento (AME).
  • a apresentação de Parecer Técnico favorável da CETESB sobre Plano de Intervenção para Reutilização, quando a área for Área Contaminada em Processo de Reutilização (ACRu);
  • apresentação da proposta de utilização da área, aprovada pela CETESB, caso a área tenha sido classificada como Área Atingida por Fonte Externa (AFE), Área Alterada por Fonte Difusa (AFD) ou Área com Alteração de Qualidade Natural (AQN).
  • apresentação do Termo de Reabilitação para o Uso Declarado emitido pela CETESB, caso a área seja classificada como Área Reabilitada (AR).

Observa-se que, no caso de AC em processo de desativação, visando a sua reutilização, o plano de desativação pode ser incluído no plano de intervenção para reutilização, quando a desativação não for realizada pelo responsável da atividade licenciada que existia na área.

Execução da Desativação

Para todos os empreendimentos sujeitos ao licenciamento ambiental ou onde são desenvolvidas Atividades Potencialmente Geradoras de Áreas Contaminadas conforme Resolução SMA nº 10/2017, a serem total ou parcialmente desativados ou desocupados, após a execução do Plano de Desativação, o Responsável Legal deverá apresentar o Relatório de Execução da Desativação, no processo de licenciamento do empreendimento, para a CETESB.

Aceito o Relatório de Execução da Desativação, será emitida a Declaração de Encerramento da Atividade Licenciada pela CETESB para as áreas classificadas como AN, Área com Potencial de Contaminação (AP) ou AR.

Para as áreas classificadas como ACI, ACRi, ACRe, ACRu, ACC, ACO ou AME, a Declaração de Encerramento da Atividade Licenciada será emitida após a emissão do Termo de Reabilitação para o Uso Declarado emitido pela CETESB.

Para as áreas classificadas como AFE, AFD ou AQN, a Declaração de Encerramento da Atividade Licenciada será emitida após a aprovação da proposta de utilização da área pela CETESB.

A Declaração de Encerramento da Atividade é o ato administrativo pelo qual a CETESB declara o cumprimento das condicionantes estabelecidas para o Plano de Desativação do Empreendimento e pela legislação pertinente, de forma que fiquem assegurados os níveis aceitáveis de risco aos bens a proteger considerados.

Para saber mais sobre esse e mais outros assuntos pertinentes, visite sempre nosso blog.

Visite nossas redes sociais e comece a nos seguir para saber quando tivermos novidades.

Facebook Instagram Linkedin

ACOMPANHE AS NOSSAS REDES SOCIAIS

WhatsApp Stricto
Stricto www.strictoambiental.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×