Avaliação preliminar: levantamento de informações em campo

Avaliação preliminar: levantamento de informações em campo

Conheça sobre Avaliação preliminar: levantamento de informações em campo

Uma das etapas da Avaliação Preliminar é o Levantamento de Informações em Campo. Esta ação tem como objetivo avaliar visualmente as instalações da atividade potencialmente geradora de área contaminada.

Este levantamento deve ser realizado por um responsável técnico, a ser designado pelo responsável legal, e dentre as suas tarefas está entrevistar pessoas experientes, conhecedoras do histórico da atividade e do entorno.

Entenda melhor como funciona o levantamento de informações de campo e quais os resultados dessa tarefa tão importante. E para um gerenciamento de áreas contaminadas de qualidade, conte com profissionais experientes e de confiança. Solicite um contato com a Stricto Soluções Ambientais!

Como funciona o Levantamento de Informações em Campo

Ao executar corretamente o levantamento de informações em campo, é possível captar ainda mais informações a favor do gerenciamento de áreas contaminadas. A inspeção de reconhecimento da área e da vizinhança, além das entrevistas relacionadas à área em avaliação são as atividades responsáveis pela ampliação de informações sobre o local de estudo.

Além das entrevistas, também são realizadas inspeções de reconhecimento de área e vizinhança. Com esse levantamento, é possível identificar fontes de contaminação potenciais, fontes de contaminação primárias, indícios de contaminação nos compartimentos do meio ambiente e eventos históricos.

Com isso, é possível até mesmo revisar o Levantamento de Informações Existentes, caso sejam encontradas em campo situações diferentes das existentes nos documentos consultados.

Além do relatório e anotações da vistoria, também é fundamental realizar registros fotográficos. Isso vai facilitar os trabalhos subsequentes e a elaboração do relatório de Avaliação Preliminar. O técnico, em campo, pode utilizar croquis e listas de checagem elaborados na sub etapa de Levantamento de Informações Existentes, evitando também que algum local ou questão deixe de ser avaliada no momento da vistoria.

Apresentação dos resultados do Levantamento de Informações em Campo

Após a análise, os documentos devem ser integrados com os resultados da etapa de Levantamento de Informações Existentes e conjuntamente serem utilizados para a construção do modelo conceitual 1 (MCA 1) e classificação da área em avaliação (Classificação 2).

Para ser integrado no Relatório de Avaliação Preliminar, todos os registros precisam ser incluídos – e por isso é tão importante que haja o registro de todas as etapas. Tudo isso deve ser apresentado por meio de texto explicativo, fotos, plantas e seções com o registro das informações levantadas.

E por ter etapas tão específicas e precisar de um detalhamento técnico apurado, a recomendação é contar com uma empresa especializada em todas as etapas do Gerenciamento de Áreas Contaminadas.

A Stricto Soluções Ambientais está apta a realizar todas as etapas deste importante gerenciamento – desde o Monitoramento Preventivo, Investigação, Remediação, Monitoramento para Encerramento até a Emissão do Termo de Reabilitação para Uso Declarado. Atuamos em indústrias, seguradoras, construtoras, agronegócio, escritórios de advocacia, aterros sanitários, entre outros.

Solicite um contato com um de nossos consultores e descubra as soluções que podemos oferecer ao seu negócio.

ACOMPANHE AS NOSSAS REDES SOCIAIS

WhatsApp Stricto
Stricto www.strictoambiental.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×