Saiba mais sobre a Investigação Detalhada

Saiba mais sobre a Investigação Detalhada

Conheça sobre Saiba mais sobre a Investigação Detalhada

Dentre as etapas do Gerenciamento de Áreas Contaminadas, a Investigação Detalhada é responsável pelo aprofundamento no entendimento da área contaminada, um passo posterior à Investigação Confirmatória, como: valores das concentrações e quantificação de massa das substâncias químicas nos meios avaliados (solo, água subterrânea e vapor do solo), a sua distribuição em 3D, seu comportamento e interação com o meio físico, hidroestratigrafia. A Investigação Detalhada deve ser executada com abordagem e ferramentas de alta resolução, que permitam atingir os objetivos desta etapa.

Esse processo está previsto na Decisão de Diretoria n° 038/2017/C da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Dentre os objetivos desta etapa, podemos citar:

  • Caracterização do meio físico onde se insere a Área Contaminada sob Investigação (ACI);
  • Determinação das concentrações das substâncias químicas de interesse nos diversos meios avaliados;
  • Definição tridimensional das plumas de contaminação;
  • Quantificação das massas das substâncias químicas de interesse;
  • Caracterização do transporte das substâncias químicas de interesse nas diferentes unidades hidroestratigráficas e sua evolução no tempo;
  • Caracterização dos cenários de exposição necessários à realização da etapa de Avaliação de Risco.

Os resultados da Investigação Detalhada vão compor o Modelo Conceitual 3, que deverá demonstrar que as informações obtidas são suficientes para embasar a realização das etapas de Avaliação de Risco e Elaboração do Plano de Intervenção.

Esta é uma etapa fundamental no GAC (Gerenciamento de Áreas Contaminadas), pois sem uma Investigação Detalhada adequada o resultado final do projeto pode ser negativo – causando transtornos nos próximos estudos e ocasionando gastos futuros desnecessários, principalmente relacionados à Remediação.

Com a Stricto Soluções Ambientais, você terá o apoio de uma equipe especializada durante todas as etapas do Gerenciamento de Áreas Contaminadas – da Investigação à Remediação.

Buscamos manter a excelência na execução dos projetos de investigação e remediação de áreas contaminadas, protegendo o meio ambiente e a saúde humana. Solicite um contato e descubra como podemos ajudar a sua empresa.

ACOMPANHE AS NOSSAS REDES SOCIAIS

WhatsApp Stricto
Stricto www.strictoambiental.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×