Remediação ambiental de áreas contaminadas

Remediação ambiental de áreas contaminadas

Conheça sobre Remediação ambiental de áreas contaminadas

A remediação ambiental ocorre quando há a necessidade da junção de práticas que visam recuperar áreas contaminadas, atuando no controle e eliminação dos cenários de risco identificados.

Esta é uma etapa no Gerenciamento de Áreas Contaminadas muito importante, pois é nela em que é executada e aplicada às soluções definidas nas etapas anteriores de diagnóstico da área, visando sua recuperação. Por isso, deve ser feita sob a responsabilidade de uma equipe especializada no assunto para garantir eficiência no processo.

Plano de operação, manutenção, monitoramento e contingências

As atividades de operação, manutenção, monitoramento e procedimentos frente a contingências são definidos num plano que acompanhará todo o processo de remediação até que os objetivos tenham sido alcançados.

Este plano deverá ser elaborado para operar e manter os controles de engenharia e/ou sistemas de tratamento de acordo com o projeto elaborado; manter os controles institucionais, quando aplicáveis; inspecionar e avaliar as informações sobre o site periodicamente, para confirmar se as ações de remediação estão sendo efetivas; monitorar e registrar a performance e a eficiência/eficácia da remediação, tanto no curto prazo como em longos prazos; determinar a conclusão dos trabalhos, demonstrando que as metas de remediação foram alcançadas.

O plano de operação e manutenção deve:

– Ser um documento completo e auto explicativo para que a remediação possa ser

implementada na área conforme projetada e com segurança.

– Ser atualizado periodicamente durante seu uso, para refletir as mudanças nas

condições da área ou a maneira com que o sistema está sendo operado e mantido.

– Incorporar as orientações dos prestadores de serviços especializados, dos manuais

de operação e manutenção dos fabricantes dos equipamentos utilizados; dos desenhos de projeto, dos documentos legais e quaisquer outras exigências de legislações locais, estaduais ou federais.

– Incluir um plano de monitoramento, um plano de contingência, um plano de saúde e segurança e uma lista de referências e registros.

A remediação ambiental é um processo complexo que requer profissionais habilitados e capacitados para lidar com todos os tipos de situações. É necessário conhecimento sobre as tecnologias capazes de realizar a recuperação do cenário de risco ali identificado. Assim, você estará apto a tomar melhores decisões.

Conte com a equipe da Stricto Soluções Ambientais para garantir um Gerenciamento de Áreas Contaminadas de qualidade para a sua empresa. Solicite um contato e conheça as nossas soluções!

ACOMPANHE AS NOSSAS REDES SOCIAIS

WhatsApp Stricto
Stricto www.strictoambiental.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×