Levantamento de Informações em Campo na Avaliação Preliminar

Levantamento de Informações em Campo na Avaliação Preliminar

Conheça sobre Levantamento de Informações em Campo na Avaliação Preliminar

  1. Introdução

OLevantamento de Informações em Campoé uma das ações, ou sub etapas, previstas para a execução da etapa deAvaliação Preliminar(vernosso blog), a qual consiste no reconhecimento daÁrea com Potencial de Contaminação (AP)pelo responsável técnico por meio de inspeção e entrevistas.

Esse levantamento permite ao responsável técnico avaliar visualmente as instalações da atividade potencialmente geradora de área contaminada, e entrevistar pessoas experientes, conhecedoras do histórico da atividade e entorno.

OLevantamento de Informações em Campodeve ser executado pelo responsável técnico designado pelo responsável legal, conforme ilustrado naFigura 1 do Manual de Gerenciamento de Áreas Contaminadas da CETESB, órgão ambiental do Estado de São Paulo.

Imagem de Stricto

  1. Fontes de Informação

Durante a execução doLevantamento de Informações em Campo,podem ser obtidas novas informações sobre a área a partir das seguintes atividades:

  • Inspeção de reconhecimento da área em avaliação e da vizinhança;
  • Entrevistas com pessoas relacionadas a área em avaliação.

A execução doLevantamento de Informações em Campovisa confirmar e complementar as informações obtidas noLevantamento de Informações Existentes(vernosso blog), abrindo a possibilidade até de serem revisadas, caso se encontre em campo situações diferentes das existentes nos documentos consultados.

Na inspeção de reconhecimento da área em avaliação e da vizinhança, o responsável técnico deve vistoriar detalhadamente aAP, com o objetivo, em resumo, de identificar as fontes de contaminação potenciais, identificar indícios da existência de fontes de contaminação primárias e de contaminação nos compartimentos do meio ambiente.

Se possível, durante a inspeção é recomendável o acompanhamento do responsável técnico por algum funcionário atual ou antigo, ou outra pessoa conhecedora da área, para que haja um melhor entendimento da atividade e situação encontrada. Também é importante fazer um registro fotográfico abrangente das constatações feitas em campo, o que facilita os trabalhos subsequentes e a elaboração do relatório da etapa deAvaliação Preliminar.

Durante a execução das entrevistas, os mesmos objetivos da inspeção em campo devem ser alcançados, por meio da consulta às seguintes pessoas relacionadas a área em avaliação:

  • Os responsáveis legais (causador e solidários);
  • Os funcionários atuais ou antigos;
  • Os moradores da área em avaliação;
  • Os vizinhos.

A inspeção de campo e entrevistas podem ser otimizadas se o responsável técnico utilizar croquis e listas de checagem elaborados na sub etapa deLevantamento de Informações Existentes, evitando também que algum local ou questão deixe de ser avaliada em campo por esquecimento.

  1. Resultados do Levantamento de Informações em Campo

Os resultados obtidos noLevantamento de Informações em Campodevem ser integrados com os resultados da etapa deLevantamento de Informações Existentes(vernosso blog) e conjuntamente serem utilizados para a construção do modelo conceitual 1(MCA 1) e classificação da área em avaliação (Classificação 2).

NoRelatório de Avaliação Preliminar, os resultados obtidos noLevantamento de Informações em Campodevem ser apresentados por meio de texto explicativo, fotos, plantas e seções com o registro das informações levantadas.

ACOMPANHE AS NOSSAS REDES SOCIAIS

WhatsApp Stricto
Stricto www.strictoambiental.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×