3 motivos para fazer o gerenciamento de áreas contaminadas

3 motivos para fazer o gerenciamento de áreas contaminadas

Conheça sobre 3 motivos para fazer o gerenciamento de áreas contaminadas

Você já deve ter ouvido falar em Gerenciamento de Áreas Contaminadas. A ação é fundamental e em muitos casos obrigatória para as empresas que possuem atividades potencialmente geradoras de áreas contaminadas.

A Resolução CONAMA nº 420, de 28 de dezembro de 2009, do Conselho Nacional de Meio Ambiente regula justamente esta situação. Há também outros legislações cabíveis, como a DD 38/2017/C da CETESB, no Estado de São Paulo.

Se o Gerenciamento de Áreas Contaminadas ainda não entrou no seu planejamento para 2022, é hora de descobrir os principais motivos para incluí-lo. Acompanhe o texto para entender a importância deste trabalho e conte com o suporte da Stricto Soluções Ambientais para uma consultoria completa!

Gerenciamento de Áreas Contaminadas: um compromisso das empresas com o meio ambiente e a saúde das pessoas

Muito mais do que estar em conformidade com a lei, realizar todas as etapas do Gerenciamento de Áreas Contaminadas também é minimizar os riscos à população e ao meio ambiente.

E para que este trabalho possa ser realizado com cuidado e atenção redobrada, ele é feito em etapas sequenciais, as quais podemos citar:

  • Monitoramento Preventivo
  • Avaliação Preliminar
  • Investigação Confirmatória
  • Investigação Detalhada
  • Avaliação de Risco
  • Plano de Intervenção
  • Monitoramento

Por que fazer o GAC na sua empresa?

1: Controle de custos

Ao investir em medidas de prevenção, você terá o conhecimento de alternativas econômicas, sendo capaz de evitar desperdícios ou gastos com a remediação constante de danos.

2: Maior proximidade com o consumidor

As ações ambientais refletem na notoriedade da sua marca. Afinal, os consumidores e toda a cadeia comercial de negócios estão cada vez mais exigentes e atentos a cada passo dado, optando por marcas que não agridem o meio ambiente, se preocupam com a saúde das pessoas e realizam ações sustentáveis e mitigadoras.

3: Você em conformidade com a legislação

Atualmente, existem instrumentos jurídicos que devem ser seguidos e a não conformidade pode acarretar sérios problemas legais às companhias, como penalidades na esfera administrativa, civil e criminal.

Por isso, é fundamental que haja uma gestão atenta e atualizada, de olho em todas as recomendações e obrigatoriedades. Assim, você garante que todas as certificações e licenças necessárias para manter as atividades empresariais estejam em dia, sem riscos de afetar a produtividade, bem como salvaguardando a saúde das pessoas e do meio ambiente.

Stricto Soluções Ambientais: a consultoria certa para te auxiliar em todas as etapas

Seguir todas as exigências ambientais pode ser um grande desafio, independentemente do segmento ou porte da empresa. Por isso, esse é um tema que vale muito a pena contar com uma consultoria capaz de realizar todas as etapas do GAC de forma imparcial e com o profissionalismo exigido.

A Stricto Soluções Ambientais é especializada no Gerenciamento de Áreas Contaminadas (GAC), com profissionais técnicos para comandar a operação de todas as etapas. Assim, você garante a conformidade.

O resultado é uma gestão ambiental mais eficiente e ágil para tomar decisões estratégicas que requerem conhecimento e assertividade. Solicite um contato do nosso time de especialistas e conheça o nosso trabalho, você vai ver como é possível aumentar a eficiência da sua gestão ambiental!

ACOMPANHE AS NOSSAS REDES SOCIAIS

WhatsApp Stricto
Stricto www.strictoambiental.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×