Como funciona a investigação ambiental detalhada?

Como funciona a investigação ambiental detalhada?

Conheça sobre Como funciona a investigação ambiental detalhada?

A Investigação Detalhada é uma etapa do processo de identificação de áreas contaminadas e dentre seus objetivos podemos citar: caracterizar o meio físico onde se insere a Área Contaminada sob Investigação (ACI), determinar as concentrações das substâncias químicas de interesse nos diversos meios avaliados, definir tridimensionalmente os limites das plumas de contaminação, quantificar as massas das substâncias químicas de interesse, considerando as diferentes fases em que se encontram, caracterizar o transporte das substâncias químicas de interesse nas diferentes unidades hidroestratigráficas e sua evolução no tempo e caracterizar os cenários de exposição necessários à realização da etapa de Avaliação de Risco.

De acordo com as orientações da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), a investigação detalhada deve ser planejada conforme o Modelo Conceitual 2, que é desenvolvido a partir dos dados e resultados obtidos na Avaliação Preliminar e na Investigação Confirmatória. Devem ser consideradas as informações do Manual de Gerenciamento de Áreas Contaminadas e o que estabelecem as normas técnicas nacionais e internacionais relacionadas às técnicas de investigação.

Quer conhecer um pouco mais sobre a investigação ambiental detalhada? Acompanhe nosso artigo, entenda porque é importante seguir todas as orientações estabelecidas pelo órgão ambiental e conte com a Stricto Soluções Ambientais para o Gerenciamento de Áreas Contaminadas da sua empresa!

Investigação ambiental detalhada

A investigação ambiental detalhada se concretiza através do estabelecimento de um plano de investigação, coleta de dados na área contaminada e interpretação dos resultados.

Este trabalho requer um responsável técnico qualificado, pois são aplicadas nesta etapa diversas metodologias, com técnicas e abordagem em alta resolução, com coleta de dados em escala adequada, que precisam ser seguidas criteriosamente para que seja possível quantificar a contaminação confirmada na etapa anterior de forma eficiente.

Para se atingir os objetivos supracitados, técnicos especialistas devem compor o time que irá executar os trabalhos de campo, com coleta de amostras das matrizes solo, água subterrânea e ar do solo em grande densidade, bem como fazer uso de sensores de última geração capazes de mapear em 3D e microescala o meio físico e a distribuição da contaminação em suas diversas fases, retida, dissolvida e vapor.

Com os resultados em mãos, pré-validados em campo e em escritório, é hora da interpretação e elaboração do relatório. Todas as informações e resultados discutidos nesta etapa irão embasar as etapas subsequentes de Avaliação de Risco e Elaboração do Plano de Intervenção.

Ter uma investigação ambiental detalhada bem elaborada influencia diretamente nos resultados de todo o Gerenciamento de Áreas Contaminadas. Afinal, este trabalho embasará as medidas de intervenção necessárias para a reabilitação da área, bem como influenciará no dimensionamento de qualquer medida de remediação a ser aplicada.

A Stricto Soluções Ambientais auxilia empresas de todos os portes e segmentos sobre o Gerenciamento de Áreas Contaminadas, com uma consultoria especializada para que o seu negócio atue em conformidade com os padrões legais vigentes. Solicite já um contato e marque uma reunião com nosso time.

ACOMPANHE AS NOSSAS REDES SOCIAIS

WhatsApp Stricto
Stricto www.strictoambiental.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×