Cuidados no gerenciamento de áreas contaminadas

Cuidados no gerenciamento de áreas contaminadas

Conheça sobre Cuidados no gerenciamento de áreas contaminadas

Você sabe quais são os cuidados que a sua empresa deve ter ao realizar o Gerenciamento de Áreas Contaminadas? Este conjunto de atividades preserva e reabilita áreas que sofreram alguma contaminação e comprometeram o meio ambiente de alguma forma.

Algumas diretrizes necessárias, e que as empresas devem seguir, estão contidas na Resolução CONAMA nº 420, de 28 de dezembro de 2009, do Conselho Nacional de Meio Ambiente. Além desta resolução, há também outros instrumentos cabíveis, como a DD 038/2017/C da CETESB, no Estado de São Paulo.

Mas para que você possa realizar todas as etapas, que são minuciosas e repletas de orientações específicas, – é importante ficar atento a alguns pontos. Para facilitar este gerenciamento, conte com uma consultoria ambiental.

Conheça alguns cuidados importantes durante o Gerenciamento de Áreas Contaminadas.

Identifique a área contaminada

O primeiro cuidado é saber de fato qual a área que deverá passar por estes procedimentos. Entende-se como área contaminada o local onde há comprovadamente poluição causada por quaisquer substâncias ou resíduos que nela tenham sido depositados, acumulados, armazenados, enterrados ou infiltrados, e que determina impactos negativos sobre os bens a proteger, como saúde e bem-estar da população, fauna e flora, qualidade do solo, das águas e do ar, entre outros.

Para o GAC, são identificadas as áreas existentes no local de interesse onde são ou foram utilizadas substâncias, que possam causar danos aos bens a proteger.

Etapas do Gerenciamento de Áreas Contaminadas

O Gerenciamento de Áreas Contaminadas (GAC) é composto por algumas etapas sequenciais:

  • Avaliação Preliminar
  • Investigação Confirmatória
  • Investigação Detalhada
  • Avaliação de Risco à Saúde Humana ou Ecológico
  • Plano de Intervenção
  • Monitoramento

Tenha um responsável técnico especializado

Todas as etapas do Gerenciamento de Áreas Contaminadas devem ser realizadas por um responsável técnico.

É por isso que investir em especialistas para conduzir todo o Gerenciamento de Áreas Contaminadas junto a sua empresa se faz tão importante. Assim, você garante a realização de todas as etapas de forma imparcial, com o profissionalismo exigido, reduzindo gastos desnecessários por ter escolhido a melhor alternativa técnica e econômica.

A Stricto Soluções Ambientais possui uma equipe altamente qualificada para comandar a operação do GAC. Especializada no Gerenciamento de Áreas Contaminadas, atendemos diversos segmentos, de diversos porte.

Solicite um contato do nosso time de especialistas e conheça o nosso trabalho, você vai ver como é possível aumentar a eficiência da sua gestão ambiental!

ACOMPANHE AS NOSSAS REDES SOCIAIS

WhatsApp Stricto
Stricto www.strictoambiental.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×